27.3 C
Santo Antônio de Jesus
quinta-feira, janeiro 20, 2022

Santo Amaro: Bembé do Mercado não terá festa pública em 2020 devido à pandemia

Foto: Georgenes Sampaio

O Bembé do Mercado, tradicional celebração candomblecista em Santo Amaro que comemora a abolição da escravatura, não terá festa pública em 2020. A decisão foi tomada pelos terreiros santamarenses de candomblé em razão da pandemia do novo coronavírus, que já possui três casos confirmados no município.

Nesta quinta-feira (7), haveria uma reunião entre a prefeitura e representantes de terreiros da cidade, visando bater o martelo acerca da realização ou não da celebração de 131 anos. Porém, devido ao mais recente caso de Covid-19 em Santo Amaro, a conversa foi cancelada. De toda a forma, a decisão já foi tomada, no sentido de que não haverá festa pública do Bembé em 2020.

Segundo a Associação Beneficente Bembé do Mercado, por outro lado, os ritos religiosos já estão sendo realizados internamente, no terreiro Ilê Axé Oju Onirê, sob orientação e coordenação do babalorixá José Raimundo Lima Chaves, mais conhecido como Pai Pote, “com auxílio de um número restrito de adeptos, todos respeitando as recomendações necessárias de saúde e vigilância sanitária”.

O Bembé ainda ocorrerá entre os dias 13 e 17 de maio, sem a realização do xirê no Largo do Mercado, que tradicionalmente concentra um grande número de pessoas. Ainda assim, o barracão será armado no local, para simbolizar que os ritos litúrgicos estão mantidos. O presente para Yemanjá sairá do Ilê Axé Oju Onirê no último dia da festa, como manda a tradição, em horário não divulgado, para não gerar aglomerações.

Em mensagem aos moradores de Santo Amaro, a Associação Beneficente Bembé do Mercado fez um pedido para garantir a segurança de todos. “Informamos à população que fique em casa. Não se dirijam ao barracão. O povo de santo agradece a compreensão de todos”, diz o comunicado.

Na última quarta-feira (6), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) encaminhou um ofício à associação, orientando que não sejam realizados os festejos, por conta da situação de calamidade pública que vive o estado, e informando a impossibilidade de destinar recursos do órgão para a comemoração. Além disso, há um decreto municipal em Santo Amaro proibindo eventos e celebrações religiosas que propiciem aglomeração de pessoas.

Fonte: BN

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

951FãsCurtir
11,254SeguidoresSeguir
79SeguidoresSeguir
Santo Antônio de Jesus
nuvens dispersas
27.3 ° C
27.3 °
27.3 °
68 %
2.9kmh
29 %
qui
29 °
sex
31 °
sáb
32 °
dom
26 °
seg
26 °

Últimas Publicações

error: Conteúdo Bloqueado!