34 C
Santo Antônio de Jesus
segunda-feira, outubro 18, 2021

Com proximidade do verão, plano “Viva Turismo” estimula a retomada do setor no estado

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A retomada do turismo baiano foi responsável por reunir, na manhã desta segunda-feira (27), órgãos e secretarias do Estado, prefeitos de diversos municípios e representantes de empresas do setor no centro de convenções do Hotel Fiesta, em Salvador. O plano estratégico “Viva Turismo Bahia”, lançado pela Secretaria do Turismo (Setur), traz a expectativa de continuidade da Bahia como o primeiro lugar entre os destinos mais procurados por brasileiros, no período pós-pandemia.

Durante o evento, a Setur assinou termos de cooperação técnica com as secretarias de Cultura (Secult) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para a realização de ações conjuntas. O plano de retomada tem como base quatro pilares: biossegurança, capacitação, infraestrutura e promoção do destino Bahia.

De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, a Setur realizou uma pesquisa para identificar pontos onde a pandemia causou maior impacto. “A pandemia foi severa em todos os setores, mas foi muito mais incisiva no turismo. Turismo quer dizer deslocamento e agora, com avanço da vacinação, podemos retomar a atividade turística no estado. Com as iniciativas previstas no plano ‘Viva Turismo Bahia’, vamos recuperar o patamar de antes da pandemia, voltando a gerar emprego e renda”, afirmou.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A proposta da Secult é divulgar as manifestações e tradições para fortalecer a diversidade cultural da Bahia. “Já somos parceiros da Setur de longa data. Nós entendemos que o turismo pode se fortalecer e enriquecer mostrando essa diversidade que é a Bahia. Precisamos que o turista entenda o jeito de ser baiano e conheça o grande patrimônio histórico e material que a Bahia oferece”, disse a secretária de Cultura, Arany Santana.

Já a Setre tem como proposta de parceria a capacitação dos trabalhadores do turismo. “Os setores de serviço e turismo foram os mais foram atingidos pela pandemia. Com a qualificação no receptivo, o nosso produto turístico, que já é belo por natureza, pode se transformar em um produto de mais qualidade. Serão mais de 40 cursos de qualificação para camareira, taxista, recepcionista, entre outros. Tudo isso para que o turista entenda a Bahia como um produto de excelência”, destacou o secretário da Setre, Davidson Magalhães.

A baiana de receptivo Robélia Santos ficou entusiasmada com o plano. “Me sinto muito feliz com esse momento, pois já estava com saudade. Nós, baianas, estamos com o coração cheio de alegria e axé para receber com carinho e segurança os nossos turistas de volta”.

Repórter: Leiliane Fláu

Fonte: Portal do Governo do Estado da Bahia

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

953FãsCurtir
11,254SeguidoresSeguir
79SeguidoresSeguir
Santo Antônio de Jesus
nuvens quebradas
34 ° C
34 °
34 °
30 %
4.6kmh
81 %
seg
33 °
ter
34 °
qua
35 °
qui
29 °
sex
28 °

Últimas Publicações

error: Conteúdo Bloqueado!