25.6 C
Santo Antônio de Jesus
quinta-feira, outubro 21, 2021

Angus e Embrapa firmam parceria na Expointer 2021

Com o objetivo de impactar 12 mil criadores nos próximos três anos, a Associação Brasileira de Angus e a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), assinam nesta segunda-feira, 6, protocolo que dará início a um projeto de fomento a sistemas produtivos sustentáveis nos criatórios da raça angus. O documento será assinado pelo presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski, pelo vice-presidente do Programa Carne Angus Certificada, Milton Martins Moraes Filho, e pelo pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso.

Para Dzyekanski, essa é mais uma importante parceria que deve contribuir para o desenvolvimento do rebanho angus brasileiro. “Acreditamos que, com informações e pesquisas efetivas em mãos, os produtores podem desenvolver cada vez mais ações sustentáveis em seus plantéis. E esse é um dos objetivos do protocolo firmado com a Embrapa: desenvolver um plano de treinamento a fim de capacitar os criadores”, garantiu.

Uma das ferramentas de informação que deve ser disponibilizada será uma cartilha virtual, que reunirá vídeo e técnicas de manejo sustentáveis. Além disso, dias de campo serão promovidos de forma a levar informação aos produtores e coletar novas linhas de pesquisa que colaborem com esse aperfeiçoamento de processos rumo a uma maior sustentabilidade.

Angus. Fonte: Angus/divulgação

Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso ressalta que é essencial esclarecer aos criadores que adotar práticas mais eficientes pode impactar positivamente nos resultados financeiros dos criatórios. “Engana-se quem acha que para implementar práticas sustentáveis é necessário investir alto. Muitas vezes, com práticas simples e de baixo custo, o produtor pode garantir uma produção de qualidade e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos ao meio ambiente”, ponderou.

Com apoio dos produtores, a ideia é realizar medições dos diferentes sistemas de produção (a pasto, confinamento, semiconfinamento), mensurar o impacto da integração lavoura-pecuária, abrindo uma nova e potente fonte de informação para subsidiar o trabalho de campo. A iniciativa visa ainda expandir a busca por animais selecionados por eficiência alimentar e a integração funcional dos componentes nos sistemas integrados de pecuária, lavoura e floresta.

Pesquisa

Também nesta segunda-feira, a Angus vai firmar outra importante parceria para o desenvolvimento da raça no país. Desta vez com a Embrapa Clima Temperado. O acordo, que será assinado pelo presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski, e pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), Roberto Pedroso de Oliveira, prevê o repasse de plantel de 150 vacas Angus para a unidade da entidade em Capão do Leão (RS). Os exemplares formarão população de referência para embasar pesquisas conjuntas.

Segundo Oliveira, a parceria é uma conquista importante para ambas as instituições. “O recebimento, como doação, de animais da raça angus viabiliza a atualização do rebanho da unidade, possibilitando, ainda, a validação de protocolos sanitários de prevenção da tristeza parasitária bovina e a realização de pesquisas interdisciplinares em sistemas de integração lavoura-pecuária, ajustados às demandas da atividade agropecuária no Sul do Brasil”, destacou.

A primeira doação do projeto foi feita por Dzyekanski, com o repasse de 20 doses de sêmen. Já o primeiro carregamento de gado vivo chegou do criador e vice-presidente do Programa Carne Angus Certificada, Milton Martins Moraes Filho, da Granja Mangueira Agropecuária, de Santa Vitória do Palmar (RS).

Angus na Expointer 2021

A Associação Brasileira de Angus participa da Expointer 2021 com 128 animais inscritos (64 exemplares de argola e 51 rústicos angus e 5 de argola e 8 rústicos da ultrablack). Em um ano de retomada, a raça volta ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com programação presencial e virtual, que inclui julgamentos, encontros técnicos e debates. A Associação fará a transmissão dos julgamentos e eventos ao vivo pelo seu canal no YouTube.

Ver Matéria Original

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

954FãsCurtir
11,254SeguidoresSeguir
79SeguidoresSeguir
Santo Antônio de Jesus
nublado
25.6 ° C
25.6 °
25.6 °
75 %
1.3kmh
86 %
qui
29 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
33 °
seg
29 °

Últimas Publicações

error: Conteúdo Bloqueado!