28.9 C
Santo Antônio de Jesus
quarta-feira, dezembro 8, 2021

Em Portugal, governo baiano firma memorando de entendimentos com Associação Empresarial de Santarém

As oportunidades de investimento e a transferência de conhecimento e tecnologia entre empresários da região de Santarém, Portugal, e o estado da Bahia foram o foco do encontro, realizado nesta quarta-feira (20), na localidade de Torres Novas, entre a comitiva do Governo do Estado, liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e os membros da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant). Na oportunidade, a Secretaria do Planejamento da Bahia e a associação empresarial assinaram um memorando de entendimentos com objetivo de fomentar atividades de cooperação entre agentes dos dois países. Em breve, uma comitiva da associação irá à Bahia conhecer as oportunidades de perto. 

“Este foi mais um encontro com investidores portugueses dentro da extensa agenda que viemos cumprir aqui em Portugal e na França, com objetivo maior de atrair novos investimentos para a Bahia. É de grande interesse nosso que estes investimentos possam potencializar a industrialização no estado e que Portugal possa torna-se cada vez mais uma porta de entrada para produção exportada da Bahia para a Europa. No mais, a recepção tem sido a melhor possível e temos a certeza de que a promissora relação entre os empresários portugueses e a Bahia sairá daqui mais forte”, avaliou João Leão.  

O potencial da Bahia na geração das energias renováveis, no turismo, na mineração e na indústria foram apresentados, dentre os vários setores com oportunidades de investimento para empresários portugueses no estado. O presidente da Nersant, Domingos Chambel, ressaltou a importância de fortalecer as relações comerciais da região com o estado.  

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, destacou a estratégia de promoção da atividade. “Um dos eixos do plano de retomada do turismo na Bahia é a promoção dos nossos destinos, nos mercados nacional e internacional. Nessa missão em Portugal, divulgamos as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, com a apresentação de oportunidades de negócios no setor. Buscamos atrair mais turistas e novos investimentos portugueses para o estado”. 

A Nersant é uma associação empresarial que tem como missão estimular o desenvolvimento das atividades econômicas da região de Santarém. A instituição conta com cerca de 3 mil associados, dentre os quais, as maiores empresas do distrito.  

Integram a comitiva, além do vice-governador e do secretário estadual de turismo, o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Fagundes, o deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert Oliveira. 

Agenda 

Ainda nesta quarta-feira os representantes do governo baiano estiveram numa audiência com o presidente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, António Guerreiro de Brito e o coordenador de Viticultura do Instituto, professor Carlos Lopes, em Tapada da Ajuda, Lisboa. Na ocasião foram apresentados o potencial da Bahia em suas diversas áreas, sobretudo a vocação vitivinícola e de enoturismo das regiões do Vale do São Francisco, Médio São Francisco e Chapada Diamantina.  

Como resultado da proposta de cooperação técnica entre o Governo da Bahia, a Univasf e o Instituto da Universidade de Lisboa com intuito de fortalecer o projeto da Fazenda Escola Modelo de Barra, ficou acertada uma visita do Professor Carlos Lopes à Bahia, a fim de conhecer a região com vistas à possível implantação de um curso de Viticultura na Escola.  

A cooperação internacional entre Portugal e a Bahia foi discutida também nesta quarta-feira numa reunião entra a comitiva baiana e o embaixador do Brasil em Portugal, Carlos Alberto Simas Magalhães.  

Fonte: Ascom/ Seplan

Fonte: Portal do Governo do Estado da Bahia

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

952FãsCurtir
11,254SeguidoresSeguir
79SeguidoresSeguir
Santo Antônio de Jesus
nublado
28.9 ° C
28.9 °
28.9 °
61 %
0.7kmh
98 %
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
29 °

Últimas Publicações

error: Conteúdo Bloqueado!