29.7 C
Santo Antônio de Jesus
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Governo do Estado autoriza pavimentação de estrada e modernização de colégio em Campo Formoso

A pavimentação de 50 quilômetros da estrada que liga o entroncamento da BA-220, no distrito de Brejão da Caatinga, à localidade de São Tomé, no município de Campo Formoso, será licitada. A autorização foi assinada pelo governador em exercício Adolfo Menezes, neste sábado (23), junto com a entrega de um conjunto de sistemas de abastecimento de água, em solenidade no distrito de São Tomé. Menezes também autorizou a licitação para a modernização do Colégio Estadual Quilombola São Tomé.

“Essa comunidade quilombola hoje é praticamente uma cidade, graças às obras feitas nesses últimos anos. Esta é uma oportunidade única, pois meus avós residiam aqui, passei minha infância em São Tomé e temos muitos amigos aqui. Estamos trazemos mais conforto para o colégio quilombola e uma estrutura que os alunos merecem e não tinham. E junto a isso uma estrada de 50 quilômetros que liga Tiquara a Brejão da Caatinga e Brejão da Caatinga a São Tomé. É uma obra monumental”, afirmou o governador em exercício.

Todos os produtos vendidos na localidade de São Tomé, como gêneros alimentícios e produtos de limpeza, passam pelo trecho de estrada que será recuperado. A proprietária do maior supermercado de São Tomé, Maria Eni Jatobá, ressaltou a importância da obra para a economia local. “Os caminhoneiros não querem trazer os produtos porque a estrada é buraco e, quando chove, é só lama e o carro atola. Agora, tudo vai chegar com muito mais facilidade e vamos poder fazer as entregas”, disse.

Educação

A modernização do Colégio Estadual Quilombola São Tomé inclui a construção de refeitório, quadra poliesportiva coberta, módulo administrativo, reforma elétrica, entre outras intervenções, como explicou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. “Temos dois investimentos grandes em Campo Formoso. Na sede, temos a unificação de um colégio, com implantação de piscina, campo society, auditório e refeitório. Em São Tomé, temos a escola quilombola, uma referência de escola, que é nova, mas estamos modernizando, fazendo reforma elétrica e incorporando uma quadra coberta, vestiário, refeitório e uma parte administrativa. São R$ 3 milhões em investimentos em São Tomé e quase R$ 6 milhões na sede”.

A professora Karina Cruz destacou a alegria da comunidade escolar em receber a notícia da construção de uma nova quadra. “Aqui na escola, nós não temos espaço de lazer nem o espaço de eventos. Quando perguntávamos aos alunos o que queriam na escola, eles sempre citavam a quadra de esportes. Então, essa obra vai transformar a vida os alunos através do poder do esporte e teremos também o lugar apropriado para fazermos os nossos eventos”.

Para a estudante Heloísa Santana, 17 anos, a quadra vai melhorar o ambiente da escola. “Nós não vamos precisar mais ir para a outra escola para usar a quadra. Poderemos fazer esportes e eventos aqui no colégio mesmo. Nós estamos muito felizes com a surpresa”.

Abastecimento de água

O Sistema Integrado de Abastecimento de Água entregue neste sábado (23) beneficia as localidades de São Tomé, em Campo Formoso, e de Sumidouro, situado na cidade de Umburanas. Já os Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água contemplam as localidades de Brejão da Caatinga, Queixo Dantas, Curral velho, Alagadiço do Brejão, Junco, Bolas e Lagoa do São Francisco, em Campo Formoso. O trabalho foi coordenado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs).

Repórter: Raul Rodrigues

Fonte: Portal do Governo do Estado da Bahia

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

952FãsCurtir
11,254SeguidoresSeguir
79SeguidoresSeguir
Santo Antônio de Jesus
nuvens quebradas
29.7 ° C
29.7 °
29.7 °
55 %
2.1kmh
51 %
seg
30 °
ter
32 °
qua
29 °
qui
30 °
sex
30 °

Últimas Publicações

error: Conteúdo Bloqueado!