31.5 C
Santo Antônio de Jesus
segunda-feira, outubro 18, 2021

Aumento da chuva favorece umidade do solo no Centro-Oeste do país

Algumas cidades de Santa Catarina receberam até 200 mm de chuva nos últimos dias, acima da média de outubro. Segundo a meteorologista, Desirée Brandt, a primavera é a estação que tem mais chuvas no Sul do país.

“A atuação de áreas de baixa pressão, que são típicas para a América no Sul neste período, provocam tempestades e podem ter relação com o recente episódio de tornado observado em Santa Catarina”, diz.

A previsão do tempo aponta para novas ocorrências de chuva no Sul. Mas o excesso de águas tem preocupado os produtores da região. Para os próximos cinco dias são esperados 70 mm para áreas do oeste do Paraná. “É uma chuva que mantém o solo encharcado, e, consequentemente, aumenta as dificuldades para o plantio da soja e afeta a qualidade do trigo no Paraná”, destaca Desirée Brandt.

Será apenas a partir do dia 19 de outubro que a chuva perde força no Sul. Com isso, os volumes podem avançar para a região central do Brasil. São esperados até 30 mm para áreas do Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Matopiba. “Os volumes seguem consistentes até a semana que vem, e pode chover até 50 mm em regiões de Minas Gerais e Goiás”, ressalta Desirée.

Ainda segundo a meteorologista, a tendência é de recuperação da umidade do solo em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte à medida que as precipitações vão avançando após a passagem pelo Sul do Brasil.

 

Ver Matéria Original

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

953FãsCurtir
11,254SeguidoresSeguir
79SeguidoresSeguir
Santo Antônio de Jesus
nuvens quebradas
31.5 ° C
31.5 °
31.5 °
39 %
2.9kmh
77 %
seg
34 °
ter
34 °
qua
35 °
qui
29 °
sex
28 °

Últimas Publicações

error: Conteúdo Bloqueado!