29.6 C
Santo Antônio de Jesus
sexta-feira, outubro 15, 2021

Comissões da Câmara debatem regras para uso de insumos biológicos no Brasil


Em audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente e da Agricultura da Câmara dos Deputados, parlamentares abordaram o projeto de lei 658 de 2021, que trata da regulação da produção de bioinsumos on farm, ou seja, que são produzidos pelos próprios produtores.

O secretário de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), José Guilherme Leal destaca que o projeto de lei vai abordar o direito do agricultor, com determinados cuidados, de produzir o seus bioinsumos para uso próprio e que vai simplificar o processo de registro de produtos favorecendo empresas de pequenos e médio porte.

“O Plano Safra prevê a possibilidade de financiamento de biofábricas. O que vemos com esse projeto é uma possibilidade ainda maior de criar um ambiente favorável para que empresas possam investir na produção e pesquisa dos produtos, facilitando a concessão dos registros”, destaca.

O gerente de avaliação de segurança toxicológica da Anvisa, Caio Augusto de Almeida, diz que a agência reconhece a necessidade de simplificação do processo e a necessidade de trazer segurança jurídica ao processo de regulação dos bioinsumos. No entanto, ela diz que a proposta tem algumas ressalvas.

“A primeira ressalva é com relação à generalização de que se um produto é natural, ele não apresenta riscos à saúde. O universo de bioinsumos é muito vasto, considerando esse cenário não é possível afirmar de que todas as atividades associadas aos bioinsumos sejam atividades de baixo risco”, diz.

 

Ver Matéria Original

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

953FãsCurtir
11,254SeguidoresSeguir
79SeguidoresSeguir
Santo Antônio de Jesus
nublado
29.6 ° C
29.6 °
29.6 °
48 %
5.7kmh
100 %
sex
29 °
sáb
31 °
dom
34 °
seg
35 °
ter
35 °

Últimas Publicações

error: Conteúdo Bloqueado!