21.5 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, outubro 24, 2021

Excesso de chuva já prejudica soja, milho e trigo no Sul

A formação de uma área de baixa pressão já trouxe ventos fortes no Paraná e Mato Grosso do Sul com rajadas de 90 km/h. Segundo a previsão do tempo, o excesso de chuva dos últimos dias já prejudica a soja e o milho recém-plantados que correm o risco de replantio. O trigo que vinha apresentando bom desempenho e desenvolvimento, agora perde a qualidade com o solo saturado de água, prejudicando a colheita e a fase final do cereal. E a chuva não para por aí.

O avanço de uma frente fria e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão formar nuvens muito carregadas no centro-sul do Brasil. Nesta sexta-feira, 15, a chuva acontece a qualquer hora, com alerta de tempestades, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e praticamente todo o Rio Grande do Sul. Os maiores volumes ficam concentrados especialmente no centro-oeste do Paraná e Santa Catarina e no sul de Mato Grosso do Sul. A chance de temporais também aumenta, principalmente à tarde, no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. Entre a costa do Espírito Santo até o litoral do Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará, a chuva será passageira. Tempo firme apenas no interior do Nordeste, no centro-oeste do Amapá e no extremo norte do Pará. Nas demais áreas do país, a chuva será isolada entre a tarde e à noite.

Ao longo do fim de semana, o avanço da frente fria e a circulação dos ventos vão formar nuvens muito carregadas na maior parte do Brasil. Os temporais serão frequentes e a chuva será volumosa no Sudeste, Centro-Oeste e especialmente nos estados de Santa Catarina, Paraná, Acre e Rondônia. No Rio Grande do Sul e no interior do Nordeste, a tendência é de pouca chuva, assim como na costa leste do Nordeste.

O último relatório do Departamento de Meteorologia dos Estados Unidos (Noaa) indica frio tardio para áreas do Sul e a segunda quinzena de outubro ainda pode ter episódios isolados de geadas no Sul com temperaturas mais baixas na região. Outro grande sinal do fenômeno é a chuva mais abrangente no Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Até mesmo áreas do Matopiba, área que engloba os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, já vão ter um aumento significativo do volume de chuva nos próximos 10 dias.

Ver Matéria Original

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

954FãsCurtir
11,254SeguidoresSeguir
79SeguidoresSeguir
Santo Antônio de Jesus
nublado
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
99 %
1.3kmh
95 %
dom
27 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
27 °
qui
24 °

Últimas Publicações

error: Conteúdo Bloqueado!