29.7 C
Santo Antônio de Jesus
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Frio e geada tardia deixam regiões produtoras do Sul em alerta

A quarta-feira, 20, começou com temperaturas baixas e geadas nos pontos mais altos da região Sul, o que chegou a afetar, inclusive, a fruticultura, como as macieiras.

Na Serra Catarinense, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim registram apenas 3°C de temperatura mínima na última madrugada, bem abaixo do esperado para o período. A média climatológica para outubro em áreas mais altas do Sul do Brasil é de 11°C.

E o responsável por este frio tardio é o La Niña, que já está regendo a primavera no Brasil.

Geada

A geada não atingiu as áreas produtoras de soja no Sul, mas o frio dificulta a germinação das sementes que precisam de temperaturas em volta dos 25°C no solo para semeadura plena.

No momento, a temperatura do ar, em média, está em 16°C. “Temos que pensar que quem esquenta primeiro é o solo. Ele recebe a onda curta do Sol, aquece e esquenta o ar. Para o ar chegar a 25 graus, o solo tem  que ter essa temperatura. O problema, no entanto, é que as madrugadas tem sido frias e o solo tem perdido “calor” para atmosfera durante as noites”, explica a meteorologista Desirée Brandt.

Além disso, com o solo mais frio, fica mais difícil drenar a água da chuva que deixou o solo saturado nos últimos dias.

Quinta-feira

Nesta quinta-feira, 21, o sol predomina e as temperaturas sobem em grande parte da região Sul, mas a infiltração marítima ainda provoca chuva ao longo do dia no leste de Santa Catarina e Paraná, inclusive nas capitais. As instabilidades perdem força e a sexta-feira termina ensolarada por todas as áreas do Sul do Brasil.

Ver Matéria Original

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

952FãsCurtir
11,254SeguidoresSeguir
79SeguidoresSeguir
Santo Antônio de Jesus
nuvens quebradas
29.7 ° C
29.7 °
29.7 °
55 %
2.1kmh
51 %
seg
30 °
ter
32 °
qua
29 °
qui
30 °
sex
30 °

Últimas Publicações

error: Conteúdo Bloqueado!